Materiais para consulta

Coleção PNEPDS/UFSC

GARCIA, Adir V.; TORRI, Danielle; CERNY, Roseli Z.; OLIVEIRA, Silvia M. de. (Org.). Reflexões sobre a pobreza: concepções, enfrentamentos e contradições. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017. (Volume 1). Disponível em: <http://fliphtml5.com/wskm/whai/>. Acesso em: 01 nov. 2018.

GARCIA, Adir V.; TORRI, Danielle; CERNY, Roseli Z.; OLIVEIRA, Silvia M. de. (Org.). Reflexões sobre a pobreza: educação e assistência. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017. (Volume 2). Disponível em: <http://fliphtml5.com/wskm/gmwu/>.  Acesso em: 01 nov. 2018.

GARCIA, Adir V.; TORRI, Danielle; CERNY, Roseli Z.; OLIVEIRA, Silvia M. de. (Org.). Formação e pesquisa no âmbito da Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017. (Volume 3). Disponível em:  <http://fliphtml5.com/wskm/fvcb/>.  Acesso em: 01 nov. 2018.

GARCIA, Adir V.; TORRI, Danielle; CERNY, Roseli Z.; OLIVEIRA, Silvia M. de. (Org.). Formação em educação, pobreza e desigualdade social: propostas de intervenção em direitos humanos e cidadania. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017. (Volume 4). Disponível em: <http://fliphtml5.com/wskm/reqc/>. Acesso em: 01 nov. 2018.

GARCIA, Adir V.; TORRI, Danielle; CERNY, Roseli Z.; OLIVEIRA, Silvia M. de. (Org.). Formação em educação, pobreza e desigualdade social: propostas de intervenção no âmbito escolar. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017. (Volume 5). Disponível em: < http://fliphtml5.com/wskm/vvxv/>. Acesso em: 01 nov. 2018.

GARCIA, Adir V.; TORRI, Danielle; CERNY, Roseli Z.; OLIVEIRA, Silvia M. de. (Org.). Formação em educação, pobreza e desigualdade social: proposta de intervenção no currículo escolar. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017. (Volume 6). Disponível em: <http://fliphtml5.com/wskm/zorl/>.  Acesso em: 01 nov. 2018.

**************************************************************************

Livro EPDS/UFRN

VIVEIROS, Kilza F. M. de et al. (org.). Pobreza, desigualdade social e educação: reflexões à luz das ciências humana e sociais. João Pessoa: Ideia, 2018. Disponível em: <http://www.ideiaeditora.com.br/loja/e-books/pobreza-desigualdade-social-e-educacao-reflexoes-a-luz-das-ciencias-humanas-e-sociais/>. Acesso em: 05 out. 2018.

**************************************************************************

 Periódico Educar em Revista – UFPR

Educar em Revista, Curitiba, v. 33, p. 131-147, 2017. (dossiê temático “Desigualdades educacionais e pobreza” – Organizadores: Adriana Dragone Silveira, Andréa Barbosa Gouveia e Marcos Ferraz). Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51386/33532>. Acesso em 20 set. 2018.

Garcia, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 2, p. 131-147, set. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/s4Z4xXszc389JhTJKvr7kXv/?lang=pt>. Acesso em: 16 nov. 2020.

**************************************************************************

Revista Ser Social – UnB

GARCIA, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime; KRUGER, Tânia R. Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos. Ser Social, Brasília, v. 20, n. 43, p. 290-309, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/SER_Social/article/view/18861/17576 >. Acesso em: 14 nov. 2018.

**************************************************************************

Revista Em Aberto

GARCIA, A. V.; YANNOULAS, S. C. Organização do n° 99, vol. 30, da Revista Em aberto, 2017. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/282>. Acesso em: 08 ago. 2019.

YANNOUAS, Silvia C.; GARCIA, Adir V. Quatro décadas de políticas de educação básica e sua relação com a pobreza e a desigualdade social. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 113, p. 164-187, jan./abr. 2022. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5027/4134>. Acesso em: 06 jun. 2022.

**************************************************************************

Revista de Políticas Públicas – UFMA

GARCIA, A. V.; SILVA, R. M. . A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO NO COMBATE À POBREZA: a visão de profissionais que atuam com populações empobrecidas. Revista de Políticas Públicas da UFMA, v. 23, p. 481-500, 2019. Disponível em:  <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/13067> . Acesso em: 14 maio 2020.

***************************************************************************

Livro EPDS – UnB

Garcia, Adir V.; Carmo, Adriano V. da S. do; SILVA, Rafael M. da. Perfil dos/as cursistas EPDS comparado: EPDS/UFSC e EPDS/UNB. In: PILATI, Alexandre S. et al. (Org.). Educação, pobreza e desigualdade social: a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. Disponível em: <https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/55>. Acesso em: 16 nov. 2021.

PILATI, Alexandre Simões et al. (org.). Educação, pobreza e desigualdade social: a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. E-book (v. 1). Disponível em: <https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/55>. Acesso em: 05 nov. 2020.

PILATI, Alexandre Simões et al. (org.). Educação, pobreza e desigualdade social: a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018) – volume 2: medições. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020. E-book (v. 2). Disponível em: <https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/56>. Acesso em: 05 nov. 2020.

***********************************************************************

Livro EPDS – UFT

GARCIA, Adir V.; HILESHEIM, Jaime; KRÜGER, Tânia R. Pobreza e desigualdade social: a (in)visibilidade do debate na escola. In: FREIRE, Juciley S. E.; SILVA, João N. da; FREIRE, José C. da S. (Orgs). Trajetórias, temas e problemas das relações entre educação, pobreza e desigualdades sociais [Recurso eletrônico]. Palmas/TO, EDUFT, 2021, p. 84-102. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/issue/view/642/406>  Disponível em: 15 jul. 2022.

**********************************************************************************

Livro EPDS – UniPampa

GARCIA, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime; KRÜGER, Tânia R. A Base Nacional Comum Curricular e a centralidade das competências individuais como estratégia para a superação das desigualdades sociais. In: QUADRADO, Jaqueline C. (Org.). Políticas públicas, desigualdades sociais e marcadores sociais da diferença. São Borja: Unipampa, 2021, p. 66-89. Disponível em: <https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6056>. Acesso em: 22 mar. 2022.

**********************************************************************************

Revista Perspectiva – UFSC

GROFF, Apoliana R.; GARCIA, Adir V. A temática pobreza e desigualdade social nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura. Perspectiva, Florianópolis, V. 40, n. 4, p. 01 – 21, out./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85864/51984 Acesso em: 13 dez 2022.